sexta-feira, 29 de março de 2013

ESTUDO: MÃE, ÁRDUA RESPONSABILIDADE OU FELIZ OPORTUNIDADE




 
TEMA: MÃE, ÁRDUA RESPONSABILIDADE OU FELIZ OPORTUNIDADE.
TEXTO: Sl 127.3
TRANSIÇÃO: É uma vida árdua hoje ser mãe? Sabemos que hoje as responsabilidades são enormes, e existem vários fatores que exigem de que acima de tudo ser mãe é saber criar bem seus filhos, não só o fato de tê-los colocado no mundo, mas a verdadeira virtude esta na criação, carinho, nos valores transmitidos, na educação e nos cuidados necessários.
1.     DESAFIOS PARA SER MÃE:
a)     O primeiro é de naturalmente dar a luz a filhos (1Sm 1.2,5-8).
·        Havia uma cultura para povo de Israel, que a mulher estéril, ou seja, que não tivesse filhos é porque ela estava amaldiçoada.
b)    As dores de parto e os riscos de vida.
2.     O AMOR DE MÃE, AMOR MATERNO.
·        Hagar por seu filho: GÊNESIS 21:16 ! "E foi assentar-se em frente, afastando-se à distância de um tiro de arco; porque dizia: Que eu não veja morrer o menino. E assentou-se em frente, e levantou a sua voz, e chorou."
·        Mãe de Moisés: ÊXODO 2:3! "Não podendo, porém, mais escondê-lo, tomou uma arca de juncos, e a revestiu com barro e betume; e, pondo nela o menino, a pôs nos juncos à margem do rio."
·        As duas mães julgadas por Salomão (1Rs 3.26)
·        Mãe Cananéia: MATEUS 15:22 ! "E eis que uma mulher cananéia, que saíra daquelas cercanias, clamou, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim, que minha filha está miseravelmente endemoniada."
3.     É DEVER DOS PAIS ORAR PELOS FILHOS.
a)     Abraão por Ismael: GÊNESIS 17:18 ! "E disse Abraão a Deus: Quem dera que viva Ismael diante de teu rosto!"
b)    Davi pela vida do seu filho: II SAMUEL 12:16 ! "E buscou Davi a Deus pela criança; e jejuou Davi, e entrou, e passou a noite prostrada sobre a terra."
c)     Davi por Salomão: I CRÔNICAS 29:19 ! "E a Salomão, meu filho, dá um coração perfeito, para guardar os teus mandamentos, os teus testemunhos, e os teus estatutos; e para fazer tudo, e para edificar este palácio que tenho preparado."
d)    Jó por seus filhos: JÓ 1:5 ! "Sucedia, pois, que, decorrido o turno de dias de seus banquetes, enviava Jó, e os santificava, e se levantava de madrugada, e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles; porque dizia Jó: Talvez pecaram meus filhos, e amaldiçoaram a Deus no seu coração. Assim fazia Jó continuamente."
e)     O pai pelo filho endemoniado: MATEUS 17:15 ! "Senhor, tem misericórdia de meu filho, que é lunático e sofre muito; pois muitas vezes cai no fogo, e muitas vezes na água;"
f)      A mãe siro-fenícia: MARCOS 7:26 ! "E esta mulher era grega, siro-fenícia de nação, e rogava-lhe que expulsasse de sua filha o demônio."
4.     COMO CRIAR NOSSOS FILHOS?
a)     PROVÉRBIOS 22:6 ! "Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele."
b)    O caminho certo é ensinar aos nossos filhos que eles devem amar ao Senhor nosso Deus de todo o seu coração, de toda sua alma e todas as tuas forças.
c)     Filhos são a maior riqueza que um casal pode adquirir durante a vida conjugal. Eles são herança do Senhor (SALMOS 127:3).
d)    Não sendo negligente com eles na hora da correção e disciplina.
e)     Cuidado com as influencias más:
·        II CRÔNICAS 22:3 ! "Também ele andou nos caminhos da casa de Acabe, porque sua mãe era sua conselheira, para proceder impiamente."
·        JEREMIAS 9:14 ! "Antes andaram após o propósito do seu próprio coração, e após os baalins, como lhes ensinaram os seus pais."
·        EZEQUIEL 20:18 ! "Mas disse eu a seus filhos no deserto: Não andeis nos estatutos de vossos pais, nem guardeis os seus juízos, nem vos contamineis com os seus ídolos."
·        AMÓS 2:4 ! "Assim diz o Senhor: Por três transgressões de Judá, e por quatro, não retirarei o castigo, porque rejeitaram a lei do Senhor, e não guardaram os seus estatutos, antes se deixaram enganar por suas próprias mentiras, após as quais andaram seus pais."
·        MATEUS 14:8 ! "E ela, instruída previamente por sua mãe, disse: Dá-me aqui, num prato, a cabeça de João o Batista."
f)      Cultive as boas influencias:
·        II TIMÓTEO 1:5 ! "Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti."
·        I REIS 9:4 ! "E se tu andares perante mim como andou Davi, teu pai, com inteireza de coração e com sinceridade, para fazeres segundo tudo o que te mandei, e guardares os meus estatutos e os meus juízos,"
·        II CRÔNICAS 17:3 ! "E o Senhor era com Jeosafá; porque andou nos primeiros caminhos de Davi seu pai, e não buscou a Baalins."
·        II CRÔNICAS 20:32 ! "E andou no caminho de Asa, seu pai, e não se desviou dele, fazendo o que era reto aos olhos do Senhor".
·        PROVÉRBIOS 31:1 ! "Palavras do rei Lemuel, a profecia que lhe ensinou a sua mãe."
5.     AS MÃES DEVEM SER RESPEITADAS COMO SÃO E AMADAS.
a)     Começando pelo marido (Ef 5.25-28).
·        Existem aqueles que são violentos, para isso temos a lei para punir tais atos, uma delas é a lei 11340 de 7de agosto de 2006 também chamada de lei Maria da Penha.
Cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, nos termos do § 8o do art. 226 da Constituição Federal, da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Descriminação contra as Mulheres e da Convenção Inter americana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher; dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; altera o Código de Processo Penal, o Código Penal e a Lei de Execução Penal; e dá outras providências.
b)    Ou pai dos filhos.
·        Existem aqueles que fazem filhos e não querem ajudar cria-los, para isso também existe a lei para cuidar do assunto, lei de 5478 de 25 de julho de 1968 sobre pensão alimentícia.

c)     Os filhos (Ef 6.1-3)
6.     FAÇA DEVOCIONAIS EM CASA.
a)     O primeiro passo para colocar seus filhos no caminho do Senhor, é manter o costume de aprender de Deus a adorá-Lo como uma família.
b)    Devemos ficar atentas para os problemas, tentações e mudanças de atitudes que você nota ou que sente em seus filhos. Filhos podem desejar falar sobre algo que está o perturbando, mas o diabo o faz pensar que se falarem, seus pais vão brigar. Trate assuntos delicados com muito carinho para não impedir o diálogo e a confiança de seus filhos. Use histórias bíblicas que tratam de situações similares aos problemas dele (a) e mostre como Deus nos ensina a resolver tais problemas. NÃO explique a história de maneira que seu filho se sinta um objeto de uma "lição de moral". Também o ajude a aprender versículos como "Escondi tua palavra no meu coração para não pecar contra ti". (SALMOS 119:11)
c)     Acompanhe-os de perto. Adolescentes estão numa fase de vida em que começam fazer suas próprias decisões. É um período em que estão se tornando adultos fisicamente sem ter sempre a capacidade de se controlar em suas escolhas e emoções. Os erros por eles cometidos trazem grandes sentimentos de culpa.
d)    Filho menor de idade ter relação sexual ou comprar bebidas e cigarros é crime, tome cuidado. Respeite a lei, porque ela cuida de você da comunidade e traz ordem.

CONCLUSÃO: Mães: "Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo." (COLOSSENSES 2:8), antes faça como Noé fez – "Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé." (HEBREUS 11:7)

Nenhum comentário:

Postar um comentário