domingo, 5 de maio de 2013

ESBOÇO DE PREGAÇÃO: QUATRO SERES PEQUENOS, MAS VENCEDORES.



TEMA: QUATRO SERES PEQUENOS, MAS VENCEDORES.
Pv 30.24-28
INTRODUÇÃO: Você já leu o livro dos Provérbios? Pois deveria ler. O livro de Provérbios possui 31 capítulos, um para cada dia do mês. O seu tema central é sabedoria para a vida correta.  Quer aprender a viver, leia provérbios. Ele representa a sabedoria inspirada dos sábios.
EXORDIA: O Israel antigo tinha três categorias de ministros: os sacerdotes, os profetas e os sábios. A palavra hebraica traduzida para provérbios é mashal, tem sentidos de “oráculos”, “parábola”, “ou máxima sabia”. PROPOSITO DE PROVÉRBIOS é dar sabedoria e entendimento quanto ao comportamento sábio, justiça, discernimento e imparcialidade, de modo que os simples sejam prudentes, os jovens sejam inteligentes e ajuizados e os sábios sejam ainda mais sábios.
INTRODUÇÃO: Muitas vezes, nós justificamos a nossa falta de sucesso, a nossa falta de realização na vida, dizendo que somos fracos e limitados. Expressamos que não somos nada. Nesse texto Deus usa o escritor para nos ensinar sobre virtudes que podem fazer de nós, vencedores, virtudes que podem nos tornar bem-aventurados, abençoados, ainda que sejamos pequenos e débeis. 
·        E para isso, o escritor usa a figura de quatro pequenos animaizinhos, animaizinhos pequenos... mas capazes de grandes proezas. 
1.     FORMIGAS: V. 25
       I.            As qualidades:
·        Trabalho duro: elas não param. Parece ser o animal mais forte, porque carrega peso folhas, objetos, que tem muitas vezes o seu peso.
·        Planejamento: elas trabalham no verão para não morrerem de fome no inverno.
·        Organização: As formigas também possuem organização, tem as que cortam, as que carregam, as que limpam o formigueiro, tem as que protegem o formigueiro... elas são organizadas.
·        Solidarias: Elas se ajuntam.
    II.            Aplicação da sabedoria:
·        Trabalho duro: Cruzar os braços porque Deus vai fazer tudo para mim (CUIDADO).
Ø Existem lutas que você pensa que não vai conseguir e vencer e tem potencial para isso.
Ø Ec 9:10 O que quer que vier à mão para fazer, faze-o com toda a sua força·
·        Planejamento: Deixar para depois, deixar para a última hora, essa é uma terrível característica na vida de muitas pessoas.
Ø É que o servo de Deus, também deve aprender a antecipar-se, enquanto pode, a fim de ter provisão para quando chegar os tempos difíceis (Ef 6.10-13).
·        Organização: Cada um fique na vocação que foi chamado. O que você sabe?
·        Solidariedade: Repartir do pão (At 2.42).
 III.            Aprendemos com a formiga: O dia de buscar a Deus é hoje. Não deixe para o inverno, pode ser tarde demais.
2.     COEOLHOS: V. 26
       I.            Comentário: Esse coelho (algumas traduções da Bíblia falam em querogrilo), era uma espécie de coelho selvagem, coelhos miúdos, que habitava nas fendas das rochas. O escritor do texto toma esse animalzinho como modelo de investimento em segurança e estabilidade.
·        Para o predador chegar até eles é muito difícil.
    II.            Aprendendo: Segurança e estabilidade. Casa na rocha.
 III.            Aplicação pessoal:
·        Construir a casa na rocha, que é a palavra de Deus (Mt 7.24-25).
·        Conhecer a palavra (Os 6.3).
·        Se você quer estabilidade e segurança como os coelhos que constroem suas casas na rocha, viva em Cristo.
Ø Ele é a estabilidade de sua família.
Ø De sua vida financeira.
Ø De sua vida espiritual.
Ø De sua saúde.
Ø Em todos os momentos de luta e tempestades.
·        Os coelhos são bonitinhos fofinhos e macios. Isso é o que os torna tão atraente. Estas são também as suas maiores fraquezas!
Ø Nós somos mais fracos em nossos pontos fortes. Um elogio que pode fazer você ficar orgulhoso. O titulo ministerial que pode causar a vaidade e arrogância. O líder que pode virar um ditador. O coelho reconhece sua fraqueza, por isso ele faz sua habitação nas fendas da rocha.
3.     GAFANHOTOS: V. 27
       I.            Aprendendo sobre unidade.
    II.            Os gafanhotos nos ensinam sobre a unidade. Uma nuvem de gafanhotos pode variar de um quilômetro quadrado para várias centenas de quilômetros quadrados. Enorme! Pode consumir 20.000 toneladas de vegetação por dia. Um gafanhoto sozinho não representa risco.
 III.            Os gafanhotos não têm rei - eles podem trabalhar juntos sem brigar por posição! A Cooperação destrói a concorrência!
IV.            Aplicação pessoal:
Ø Deixar de lado as diferenças bobas.
Ø Somos a Igreja de Cristo.
Ø Servimos o mesmo Deus.
Ø Temos somente uma palavra.
Ø Vamos morar no mesmo céu.
Ø Precisamos ter a mesma visão.
Ø Se você quer bênção, você tem que abrir mão do egoísmo, tem que abrir mão dos gostos pessoais, e andar em unidade, vestindo a camisa da igreja e falando a mesma língua dos seus líderes.
Ø Em Pv 18:1, lemos: "Quem se isola busca interesses egoístas e se rebela contra a sensatez"
Ø Agora, em Gn 11:6, lemos de um povo unido, do qual Deus mesmo disse: "Eles são um só povo e falam uma só língua... Em breve nada poderá impedir o que planejam fazer". 
4.     ARANHA: V. 28
       I.            Comentário: Agora, em Gn 11:6, lemos de um povo unido, do qual Deus mesmo disse: "Eles são um só povo e falam uma só língua... Em breve nada poderá impedir o que planejam fazer". 
    II.            Elas nos ensinam sobre a utilidade. São pequenas, insignificantes. Mas elas têm grande utilidade: comem as moscas, as aranhas, os insetos. São verdadeiras faxineiras biológicas.
 III.            Aplicação pessoal: Aprendendo a ser útil e ousadia.
·        Embora insignificante se infiltra onde quer, inclusive diz aqui, nos palácios dos reis. 
Ø Isso fala de ousadia, fala de anelar coisas grandes em Deus e de escalar os obstáculos a fim de conquistar novos patamares, novos espaços na vida.
·        Embora pequenas são faxineiras biológicas.
Ø Há aqui uma grande lição para nós: Ser pequeno não é defeito, mas, ser inútil é imperdoável.
Ø Quem não serve para servir não serve para nada!
Ø As lagartixas moram nos palácios do rei. Grandes homens e mulheres tornaram-se grandes porque acreditavam que podiam ser!
Ø Faça algo grande para Deus neste ano!
CONCLUSÃO: Um jovem drogado encontrou um folheto e estava escrito: “prepara-te Israel para encontrares com o teu Deus”.· Os melhores presentes vêm em pacotes pequenos!· Grandes lições de pequenas coisas. O folheto mudou a sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário