terça-feira, 8 de setembro de 2015

VOCÊ É O QUE VOCÊ PENSA




TEXTO: Pv 23.7a
Porque, como imaginou na sua alma, assim é..
.Outra tradução: Assim como você pensa na sua alma, assim você é...
INTRODUÇÃO: Os pensamentos possuem uma habilidade criativa. Se pensamentos podem influenciar no que nos tornaremos, então como são os nossos pensamentos? Para um Judeu, alma significa o centro das decisões do homem, ou seja, a maneira como você pensa é a maneira como você irá atuar ou tomar suas decisões. Vamos analisar o texto:
·        A Bíblia na versão tradução internacional traduz essa frase como: "Ele é o tipo de homem que está sempre preocupado com os custos".
·        O contexto geral dessa passagem (vv. 6-8) está prevenindo sobre comer "o pão daquele que tem os olhos malignos" (v. 6).
·        Falando daquele que possui olhos ma­lignos, o verso 7 diz: "Ele te dirá: Come e bebe; mas o seu coração não estará contigo".
·        Esse fato está de acordo com a ideia de que o coração do avarento não está lá porque "está sempre preocupado com os custos", como traduzido pela versão NIV.
·        O texto ape­nas diz que somos da maneira como pensamos. Os nossos pensamentos representam o nosso verdadeiro modo de ser.
TRANSIÇÃO: É claro, não significa que haja algo errado com uma boa e positiva atitude mental.
·        Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai... Fp 4.8
·        Pensai nas coisas que são de cima e não nas que são da terra... Cl 3.2.
EXORDIA: A grande questão é, quem sou eu? Essa parece ser uma pergunta simples, mas dificílima de ser respondida. Como saber exatamente o que somos?
·        Era nisto que constituiu-se a mais nobre tarefa dos filósofos gregos: “Conhece-te a ti mesmo”, era a máxima que orientava todo o pensamento helênico.
·         Como discernir corretamente porque fazemos o que fazemos, porque agimos como agimos, porque somos assim do jeito que somos?
·        Na versão King James: Porque como imaginou no seu coração, assim ele é....
Ø A palavra coração é traduzida do hebraico que significa “o centro do raciocínio”.
Ø Isso não se refere a mente consciente, mas a mente escondida.
Ø A psicologia chama de mente subconsciente.
Ø Qualquer coisa que esteja armazenado em sua mente subconsciente é você mesmo.
·        Jesus disse: Pois a boca fala do que esta cheio o coração Mt 12.34
Ø Jesus esta ensinado que coração gera ação.
Ø Ações são praticadas lá, depois saem em atos.
1.     VEJAMOS O RESULTADO DAQUILO QUE PENSAMOS:
       I.            Vejamos em Deus: Tudo começou pela sua palavra.
·        Conhecemos a Deus pela sua palavra.
·        A palavra são idéias. Palavras são o resultado das ideias que temos.
·        Então conhecemos a Deus pelas suas palavras, que são suas ideias.
·        Observe bem como isso funciona:
Ø No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez... Jo 1.1-3
Ø A palavra grega para verbo é logos que significa “algo dito”, incluindo o pensamento, ou uma palavra incorporando uma ideia.
Ø Trabalhando neste sentido, quem é Deus? Criador de todas as coisas.
·        Mas a bíblia também diz que Deus é amor.
Ø Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor... 1Jo 4.8.
Ø João 3.16 revela claramente que Deus é amor.
    II.            A diversidade de características:
·        Se eu odeio alguém isso faz de mim um homicida
Ø Qualquer que odeia a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele... 1Jo 3.15.
·        Aquele que cobiça uma mulher isso faz dele um adultero.
Ø Ouvistes o que foi dito: ‘Não cometerás adultério’. 28Eu, porém, vos digo, que qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, em seu coração, já cometeu adultério com ela.. Mt 5.27,28.
·        Aquele que pensa 24 horas em dinheiro. Vou ficar rico, pensamento positivo, vou ficar rico, na verdade ele é avarento.
2.     COMPREENDENDO A PERSONALIDADE:
       I.            O que é personalidade: Personalidade é definida pela totalidade dos traços emocionais e de comportamento de um indivíduo (caráter). Pode-se dizer que é o "jeitão" de ser da pessoa, o modo de sentir as emoções ou o "jeitão" de agir.
·        É o seu caráter e seu temperamento.
    II.            Agora vejamos transtornos na personalidade:
·        Um transtorno de personalidade aparece quando esses traços são muito inflexíveis e mal-ajustados
·        Geralmente esses transtornos são causados na infância e adolescência.
 III.            Vejamos alguns casos de transtornos na personalidade:
·        Transtorno de Personalidade Paranóide:
Ø Indivíduos desconfiados, que se sentem enganados pelos outros, com dúvidas a respeito da lealdade dos outros, interpretando ações ou observações dos outros como ameaçadoras. São rancorosos e percebem ataques a seu caráter ou reputação, muitas vezes ciumentos e com desconfianças infundadas sobre a fidelidade dos seus parceiros e amigos.
·        Transtorno de Personalidade Esquizóide:
Ø Indivíduos distanciados das relações sociais, que não desejam ou não gostam de relacionamentos íntimos, realizando atividades solitárias, de preferência. Pouco ou nenhum interesse em relações sexuais com outra pessoa, e pouco ou nenhum prazer em suas atividades. Não têm amigos íntimos ou confidentes, não se importam com elogios ou críticas, sendo frios emocionalmente e distantes.
·        Transtorno de Personalidade Esquizotípica:
Ø Indivíduos excêntricos e estranhos, que têm crenças bizarras, com experiências de ilusões e pensamento e discurso extravagante. Falta de amigos e muita ansiedade no convívio social.
·        Transtorno de Personalidade Borderline:
Ø Indivíduos instáveis em suas emoções e muito impulsivos, com esforços incríveis para evitar abandono (até tentativas de suicídio). Têm rompantes de raiva inadequada. As pessoas a sua volta são consideradas ótimas, mas frente a recusas tornam-se péssimas rapidamente, sendo desconsideradas as qualidades anteriormente valorizadas. Costumam apresentar uma hiper reatividade afetiva, em que as situações boas são ótimas ou excelentes, e as ruins ou desfavoráveis são péssimas ou catastróficas.
·        Transtorno de Personalidade Narcisista:
Ø Indivíduos que se julgam grandiosos, com necessidade de admiração e que desprezam os outros, acreditando serem especiais e explorando os outros em suas relações sociais, tornando-se arrogantes. Gostam de falar de si mesmos, ressaltando sempre suas qualidades e por vezes contando vantagens de situações. Não se importam com o sofrimento que causam nas outras pessoas e muitas vezes precisam rebaixar e humilhar os outros para que se sintam melhor.
·        Transtorno de Personalidade Anti-social:
Ø Indivíduos que desrespeitam e violam os direitos dos outros, não se conformando com normas. Mentirosos, enganadores e impulsivos, sempre procurando obter vantagens sobre os outros. São irritados, irresponsáveis e com total ausência de remorsos, mesmo que digam que têm, mais uma vez tentando levar vantagens. Podem estabelecer relacionamentos afetivos superficiais, mas não são capazes de manter vínculos mais profundos e duradouros.
·        Transtorno de Personalidade Histriônica:
Ø Indivíduos facilmente emocionáveis, sempre em busca de atenção, sentindo-se mal quando não são o centro das atenções. São sedutores, com mudanças rápidas das emoções. Tentam impressionar aos outros, fazendo uso de dramatizações, e tendem a interpretar os relacionamentos como mais íntimos do que realmente são.
·        Transtorno de Personalidade Obsessivo-Compulsiva:
Ø Indivíduos preocupados com organização, perfeccionismo e controle, sempre atento a detalhes, listas, regras, ordem e horários. Dedicação excessiva ao trabalho, dão pouca importância ao lazer. Teimosos, não jogam nada fora ("pão-duro") e não conseguem deixar tarefas para outras pessoas.
·        Transtorno de Personalidade Esquiva:
Ø Indivíduos tímidos (exageradamente), muito sensíveis a críticas, evitando atividades sociais ou relacionamentos com outros, reservados e preocupados com críticas e rejeição. Geralmente não se envolvem em novas atividades, vendo a si mesmos como inadequados ou sem atrativos e capacidades. (Aqui é a pessoa que esta sempre fugindo).
·        Transtorno de Personalidade Dependente:
Ø Indivíduos que têm necessidade de serem cuidados, submissos, sempre com medo de separações. Têm dificuldades para tomar decisões, necessitam que os outros assumam a responsabilidade de seus atos, não discordam, não iniciam projetos. Sentem-se muito mal quando sozinhos, evitando isso a todo custo.
3.     O QUE ISSO TEM HAVER COM O EVANGELHO:
       I.            O evangelho veio não só para salvar a sua vida, mas para transformar sua vida.
·        O evangelho ele melhora sua vida. Se você não esta melhor do que antes, tem alguma coisa errada na sua vida.
·        Vejamos o que Paulo diz: e não vos conformeis com esse mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus... Rm 12.2.
·        A primeira pregação do evangelho: Arrependei-vos porque é chegado a vós o reino de Deus... Mt 3.2...
Ø A palavra arrependimento no grego é metanoeo.
Ø Metanoeo, quer dizer, mude sua maneira de pensar. Mudança de sentimento. mude de atitude.
    II.            O evangelho veio para mudar sua mente.
·        Se ele muda sua mente ele muda você.